CFP™ - Certified Financial Planner

O Certified Financial Planner – CFP™ é uma certificação internacional de distinção, que prepara o profissional para o exercício da atividade de consultor e planejador financeiro pessoal.

A entidade responsável pela promoção da marca CFP™ no mundo é o Financial Planning Standards Board - FPSB. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Certificação de profissionais Financeiros - IBCPF é a entidade certificadora, afiliada ao FPSB,

O programa do Exame de Certificação CFP™ foi adaptado pelo IBCPF aos padrões e à legislação brasileira, de forma a testar os conhecimentos do profissional em uma gama extensa de produtos e serviços, do mercado brasileiro e internacional.

A certificação do IBCPF no Brasil segue os padrões mundiais definidos pelo FPSB. Estes padrões são desenvolvidos visando garantir ao público acesso aos serviços de um profissional CFP™, planejador financeiro pessoal competente, ético e com comprovada experiência prática na prestação destes serviços.

CFP™

O planejador financeiro Certified Financial Planner™ - CFP™ é um multiespecialista, com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, seguros, planejamento financeiro, fiscal e sucessório.

O profissional CFP™ atua como consultor que avalia os objetivos, expectativas e necessidades de cada cliente visando desenvolver, apresentar e executar estratégias de planejamento financeiro adequadas ao perfil do cliente.

Por ser multiespecialista, este profissional pode atuar como autônomo ou empregado de grupos financeiros, seguradoras, entidades de previdência complementar e demais áreas do planejamento financeiro pessoal.

Para se tornar um profissional certificado e obter o direito de uso da marca CFP™ o IBCPF avalia conhecimentos técnicos, formação, experiência profissional e a postura de seus candidatos. Para manter a certificação, este profissional deverá permanecer em contínuo aperfeiçoamento.

O profissional CFP™ está qualificado para exercer atividades em instituições financeiras e trazer mais confiança para o cliente.