2. Gestão de Risco

Definir o perfil de risco do cliente e o momento do seu ciclo de vida. Demostrar e mensurar o conflito que o investidor deverá enfrentar ao buscar retornos superiors em seus investimentos.

Analisar os fundamentos de risco para cada um dos investimentos, oferecendo uma base de interpretação para a volatilidade dos mesmos.

Explicar a estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional e internacional e seus principais produtos.

Oferecer modelos e técnicas de avaliação de risco aplicadas aos produtos negociados nos mercados de renda fixa e renda variável.

1 - Avaliação do Perfil do Cliente

1.1 - Desenvolvimento e aplicação de entrevistas para obtenção de informações sobre a situação patrimonial do cliente.
1.2 - Entendimento dos objetivos, necessidades, restrições e prioridades do cliente.
1.3 - Valores e atitudes das pessoas em relação a sua faixa etária (Ciclo de Vida).
1.4 - Atitudes das pessoas em relação a risco/retorno.
1.5 - Etapas do planejamento Financeiro pessoal ajustadas ao perfil do cliente.
1.6 - Horizonte de tempo do planejamento financeiro.

2 - Medidas e Modelos de Gerenciamento de Risco

2.1 - Índice de risco e retorno de Sharpe.
2.2 - Value at risk – VAR, variância (desvio padrão) dos retornos.
2.3 - Stress test.
2.4 - Tipos de risco.
2.4.1 – Crédito.
2.4.2 – Operacional.
2.4.3 – Mercado (volatilidade).
2.4.4 – Liquidez.
2.4.5 – País.
2.5 - Investimentos em Condições de Incerteza
2.6 - A decisão ótima de investimento.
2.7 – Risco, incerteza e aversão ao risco.

3 - Processo de Decisão

3.1 - Processo de decisão em condições de incerteza. Garantia, segurança e liquidez.
3.2 - Análise do processo de decisão. Escolha entre alternativas.
3.3 - Como usar probabilidades subjetivas. Nível de tolerância ao risco.